Novo Blog


Acesse o novo blog DENIS CRUZ - EDUCAÇÃO. O blog é especialmente destinado para educadores e contém Projetos de Leituras dos livros e contos de Denis Cruz.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Por que os Adventistas guardam o Sétimo Dia?


Por várias vezes me perguntaram isto. Minha resposta é sempre bem simples: É a regra que está bem clara na Bíblia.

a) Deus criou o mundo em seis dias, abençoou e santificou o Sétimo Dia (shabbat); (1)
b) Deus colocou a guarda do Sétimo Dia nos dez mandamentos, como memorial da criação; (2)
c) O messias encarnado, Jesus, guardou o sábado e deixou regras bem claras sobre como observá-lo (ir à igreja, fazer o bem, dedicar-se exclusivamente a Deus e ao próximo neste dia, abandonando os interesses pessoais para servir ao Criador e aos Seus filhos). Ele não veio para revogar a Lei. (3)

Simples assim.

Alguns dizem: Mas a Lei está revogada. Respondo: Sério, onde está escrito isto? Então leio Mateus 5:17: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." Cristo não veio para revogar ou mudar a Lei de Deus.

O que foi extinto foram as leis que se referiam ao simbolismo do sacrifício. A regra é simples: as leis que indicavam a encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus foram revogadas. Essas leis (ordenanças) eram sombras(4) do verdadeiro Plano da Redenção. Quando a morte real de Jesus aconteceu, passou ser desnecessária toda a legislação que apontava para este evento. Agora olhe o mandamento do sábado: “porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao Sétimo Dia, descansou; por isso, o SENHOR”. (Êxodo 20:8-11) Ele é sombra de algum evento futuro? Não! Ele aponta para o passado, pois é um memorial da criação. Ou seja, este mandamento não foi revogado, anulado, apagado ou mudado.


Simples, não é?

Mas algumas pessoas me perguntam também por que “não faço nada” aos sábados. Para começo de conversa, não é bem assim. Eu faço um monte de coisas que não poderia fazer nos demais dias. O sábado é meu dia (5). O dia que sou exclusivamente da minha família, do meu Deus e daqueles que precisam de mim. É um ótimo dia.

Vale lembrar que a maioria das igrejas cristãs tem como dia de descanso o 1° dia da semana (domingo, sunday, dia do sol) e se você é um cristão, observe as regras de guarda deste dia. Revise as regras do catecismo ou as declarações de doutrina de sua denominação sobre a observância do domingo e atente para o seguinte aspecto: a sua denominação determina que você faça no 1° dia da semana exatamente o que eu faço no meu Sétimo Dia.

Aquilo que eu faço (ou não faço), você também deveria fazer (ou não fazer) no seu dia de descanso.

Notou que não são os adventistas que precisam dar tantas respostas? Só seguimos o que a Bíblia diz, do jeito que ela determina, no dia que ela aponta. Se você ler atentamente as regras sobre dia de guarda da sua denominação (e sugiro que estude documentos oficiais e não simplesmente aceite explicações de seus líderes), as perguntas que ficam são as seguintes:


1) Por que mudaram a guarda do Sétimo Dia para o 1° dia? Há alguma autorização escrita e clara na Bíblia que autorize tal mudança? Onde?
2) Por que você não guarda o seu dia de descanso exatamente como os Adventistas guardam o Sétimo Dia? Se você guardar o 1° dia da semana da forma correta, estará atendendo ao que determina a Bíblia, ou será uma contradição, pois ela diz, claramente, ser o Sétimo Dia o de descanso?

Abra a Palavra de Deus e busque respostas. E não se esqueça de pedir o apoio do Espírito Santo. Ele certamente lhe dará o entendimento e a coragem para aceitar aquilo que Deus fala de forma tão clara, sem a alteração de mãos humanas, ou sem a lábia sedutora de muitos intérpretes que desviam o real sentido de Sua Palavra.
................

(1) Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

(2) Êxodo 20:8-11: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

(3) Mateus 5:17-18 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Lucas 16:17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei.

(4) Colossenses 2:17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
Hebreus 8:5 os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.
Hebreus 10:1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.

(5) Marcos 2:27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;


Um comentário:

Sarah Suzane Bertolli disse...

Oi, Denis!

Obrigada pelo comentário no meu blog. O privilégio é todo meu por divulgar seu excelente trabalho.
Meus alunos ficaram fascinados em saber que o autor do livro Além da Magia (favorito de muitos deles) lhes enviou lembranças. Obrigada pelo carinho prestado.
Seu site é excelente! Gostei da riqueza e diversidade! Parabéns! DEsejo que Deus continue te abençoando com sabedoria e inspirando a escrever cada dia mais!!!

Abraço,
Sarah

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Banners