Novo Blog


Acesse o novo blog DENIS CRUZ - EDUCAÇÃO. O blog é especialmente destinado para educadores e contém Projetos de Leituras dos livros e contos de Denis Cruz.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sugestão de Sermão - DEPENDÊNCIA

• O ribeiro estava revolto, todo encardido e cheio de passos de um exército nas margens. Ali haviam pedras polidas pela água. Naquele instante, uma delas foi arrancada de seu sulco e dedos a alisaram, avaliando-a. Foi mergulhada na água encardida e novamente avaliada por mãos e olhos atentos de um rapazote.

• A pedra foi colocada num alforje, junto com outras quatro, igualmente lisas e de bom peso. Enquanto a pedra sacolejava no alforje, lá fora ouvia-se murmúrios, gritos, enfim, um alvoroço total.

• Alguns diziam:
- Ele é muito pequeno!
- Será uma vergonha se ele perder!
- Esse é o nosso herói? Impossível.

• O sacolejo e os diversos sons pararam. A pedra sentia agora apenas o movimento de respirar, movendo-se lentamente.

• De repente, palavras que pareciam soar como um trovão:

- Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo.

• A resposta veio de uma voz quase juvenil:

- Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.

• A pedra sentiu movimentos bruscos. O chão parecia mexer-se como se um gigante pisasse o chão e descesse de uma montanha.

• Mãos habilidosas invadiram o alforje e dedos firmes fecharam-se naquela pedra que teve sua pele lisa crispada pelo sol e, em seguida, engolida pelo couro de uma funda. Girou, girou, girou e foi lançada, riscando o ar numa velocidade sobrenatural, movida não só pela força e habilidade, mas pela fé de um pequeno pastor. A pedra afundou na carne e osso de um gigante, o dono da voz de um trovão, enterrando-se entre seus olhos. As pernas do grande homem perderam suas forças e seu corpo desabou. O gigante veio ao chão. (I Sam 17: 43-51)

• Um jovem pastor, guiado pela total dependência em Deus, derrotou um gigante.

• Deus tinha planos para aquele jovem. Planos grandiosos que um pastor sequer poderia sonhar. Davi tinha sido ungido (I Sam 16:13) como escolhido de Deus para ser rei de Israel.

• E assim aconteceu. Depois de muitas complicações com Saul, o então rei de Israel, Davi foi ungido pelo povo como o novo rei (II Sam. 2:4), passando a governá-los.

• O jovem pastor tornou-se um grande rei, aclamado pelo povo. Travou batalhas épicas e muitas foram suas vitórias.

• Porém, Davi afastou-se de Deus. Tragédias invadiram sua família e, após seu caso de adultério e assassinato envolvendo Bate-Seba, a mulher de Urias, Davi teve um grande declínio em sua vida espiritual, voltando para os braços do Pai apenas depois de muito sofrimento.

• Quando reflito sobre este personagem bíblico sempre tento imaginar qual foi seu grande momento. As crianças gostam justamente dessa cena, onde ele derrota o gigante e, penso, realmente esse foi um de seu grandes momentos.

• Na nossa carreira cristã, também enfrentamos gigantes. Ou os enfrentamos no passado, ou o estamos enfrentando agora, ou ainda os enfrentaremos. É justamente nesses momentos, como na história de Davi, que a nossa comunhão, que o nosso relacionamento com Deus, é mais intenso.

• Qual foi seu melhor momento espiritual? Quando foi sua maior dependência de Deus?
- Foi quando sua empresa estava começando?
- Foi quando você queria conquistar aquela jovem namorada ou namorado?
- Foi quando a enfermidade invadiu a sua vida ou a de familiar?
- Foi quando faltou dinheiro para pagar as contas?
- Foi quando seus sonhos pareciam distantes de serem realizados?
- Foi quando você passou dificuldades em seu casamento ou com seus filhos?

• Certamente, quando você enfrentou um gigante, sua vida espiritual era plena e cheia do Espírito de Deus, pois você buscava incansavelmente Seu socorro.

• O que aconteceu com aquele entusiasmo espiritual dessa sua melhor fase? O que acontece com você:
quando sua empresa finalmente se estabilizou?
quando você conquistou a garota ou garoto dos seus sonhos?
quando todos estão esbanjando saúde?
quando a grana está sobrando?
quando seus sonhos estão sendo realizados?
quando seu casamento e seus filhos estão todos bem?

• Observe Davi: quando ele era pequeno, quando era um simples pastor, vivia em dependência de Deus. Nos momentos de turbulência de sua vida, ele era dependente. Mas e quando se tornou rei? Aos poucos “o poder subiu à cabeça”. Saiu do caminho planejado por Deus e preferiu seguir seus próprios planos.

• Esses dias li uma frase interessante no MSN de um amigo: O maior inimigo do sucesso em seu futuro, é o sucesso em seu passado.

• É intrigante isto, mas meu sucesso diante de um gigante no passado pode criar derrotas no meu futuro?

• Como isto pode acontecer? Vamos ler II Cor. 12:10 “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

• Quando somos pequenos, quando estamos num momento de dificuldade, enfim, quando somos fracos, então somos fortes. Quando reconhecemos que não há possibilidades de vencer, colocamos nossa vida nas mãos de Deus, então alcançamos a vitória, através da força milagrosa do nosso Senhor.

• Quando passa este momento de batalha, quando passa o momento de luta, nos consideramos uma coisa: VITORIOSOS!

• É aqui que reside o grande risco. Ao nos considerarmos vitoriosos, ao alcançarmos os nossos objetivos, corremos o risco de sairmos da dependência de Deus. É como uma criança, que nos primeiros anos anda apenas de mãos dadas com o pai, mas, ao crescer, sente-se à vontade até para atravessar uma rua com carros em movimento: ela torna-se independente do pai.

• Sabendo que há esse risco de, após uma grande batalha, vir uma independência do vínculo espiritual, uma pergunta se faz necessária: como não perder a força que vem do Alto?

• Que tal seguir os seguintes passos:
1. AGRADEÇA:
É certo que no momento de luta, de dificuldade, procuramos Deus com mais intensidade, clamando por ajuda. Ao sermos abençoados, devemos procurar a Deus com a mesma intensidade, agora para agradecermos.
Tenha sempre um motivo de gratidão no coração. Lembre-se agora do momento mais feliz da sua vida, do mais difícil de superar. Agradeça por esse momento agora e procure outros, constantemente, para agradecer.

2. TRABALHE:
Você acabou de receber uma benção. É um vitorioso. Já agradeceu a Deus, de coração. Agora, use suas bênçãos no trabalho para Deus. Sua saúde, seus rendimentos, seu ânimo renovado, sua família deve toda ser dedicada no Altar de Deus, em trabalho ativo e constante: cante, evangelize, ore, pregue, faça visitas, dizime, oferte, distribua folhetos. Quanto mais envolvidos na causa de Deus, mais próximos estamos de Deus. Um dos grandes segredos da consagração é o trabalho cristão.

3. PARTILHE:

O vitorioso agradeceu e pôs-se a trabalhar. Agora partilhe com o próximo, falando de suas bênçãos, servindo de exemplo de fidelidade. Há, também, pessoas que neste exato momento estão passando por suas batalhas espirituais, que estão enfrentando seus gigantes e clamando por milagres. Seja este milagre para seu próximo.

• Davi viveu grandes momentos e os maiores deles aconteceram quando era humanamente considerado fraco. Em nossa fraqueza, Deus nos faz fortes. Ele nos escolhe e nos mostra o caminho. Basta seguirmos este caminho na total dependência de Deus, derrotando nossos gigantes e seguindo em frente, agradecendo, trabalhando e partilhando.

• Há batalhas sendo travadas todos os dias e Deus tem concedido a vitória. Você que passa por uma dificuldade que parece interminável, anime-se: Deus lhe trará o livramento. O gigante cairá aos seus pés. Este será o grande momento da sua vida. Agradeça por ele, aprenda com ele, e continue na presença de Deus, pois este momento continuará fortificando cada momento de sua vida, guiando para a verdadeira vitória que Jesus lhe trará no momento de Sua volta.

• Lute, vença, agradeça, trabalhe e partilhe e, como Saul disse a Davi em I Sam. 17:37: “Vai-te, e o SENHOR seja contigo.”

Denis Cruz

....

Baixe esta mensagem em formato ".doc" (word), clicando AQUI (4SHARED)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Banners